Somos qualificados para testemunhar de Cristo?

sexta-feira, 22 de fevereiro de 2013

Somos qualificados para testemunhar de Cristo?
Paulo ao escrever a dois jovens colaboradores, Timóteo, em Éfeso, e Tito em Creta os encoraja e orienta quanto a ter uma liderança que não force caminho, que não seja tirânica. Encoraja-os a uma trajetória marcada pela simplicidade. Tudo o que Paulo havia aprendido agora passava adiante. Paulo entendia que uma liderança espiritual desorientada e malformada resulta em prejuízo para as pessoas. Paulo, em sua vida e em suas cartas, mostra a maneira correta de lidar com a questão.
Paulo começa sua carta a Timóteo afirmando que Cristo é nossa viva esperança. Em 2 Timóteo ele pede que o jovem passe adiante o que tinha ouvido de Paulo. Orienta-o a animar e encorajar os outros como fez Jesus quando a situação se complicava. Paulo exorta Timóteo a advertir o povo a respeito daqueles que ficavam procurando defeito em tudo e em todos e só prejudicavam a fé com esta atitude. Esta atitude segundo Paulo não ajuda em nada (2 Tm 2. 14-18). Aconselha o jovem a ficar longe de conversas com ar de religiosidade que são apenas conversas. Paulo sabia que palavras não são apenas palavras. Se não tem suporte de uma vida reta, elas envenenam a alma (2 Tm 2. 17-18).
Paulo aconselha a Timóteo a se tornar um “recipiente” que Deus possa usar para oferecer o que há de melhor a seus convidados e, assim, abençoá-los. Que Timóteo caminhe com pessoas honestas e sinceras. Aconselha a não se envolver em discussões sem sentido, mas que seja gentil, calmo, firme, paciente, pois não sabia como e quando Deus tornaria sóbrio com uma mudança de coração os que estavam desorientados.
Certa vez ensinando as Escrituras a adolescentes disse a eles que Paulo estava dizendo o seguinte a Timóteo: “Não diga nada a respeito de ninguém, pois Deus pode decidir salvá-los e você ficará em situação complicada por causa de sua língua”.
No terceiro capítulo de 2 Timóteo ele começa a falar de tempos difíceis. Ele exorta a Timóteo a não ser ingênuo, pois à medida que o fim se aproximasse os homens se tornariam egocêntricos, loucos por dinheiro, fanfarrões, arrogantes, profanos, sem respeito por seus pais, cruéis, grosseiros, interesseiros sem escrúpulos, irredutíveis, caluniadores, sem autocontrole, selvagens, cínicos, traiçoeiros, impiedosos, vazios, viciados em sexo e “alérgicos” a Deus. Paulo diz a Timóteo que no fim os homens fariam da religião um espetáculo, mas nos bastidores se comportariam como animais. Paulo adverte a Timóteo, dizendo: “Fique longe deles!” Pois essa gente entra sorrateiramente nas casas de mulheres ins táveis e carentes e tiram proveito delas; mulheres deprimidas pela própria vida de pecado se apegam a qualquer modismo religioso que se denomine “verdade”. Paulo diz que são mulheres exploradas, mas nunca aprendem que estes homens são trapaceiros, que renegam a fé e são enganados pelos próprios pensamentos desafiando a verdade.
Paulo então encoraja Timóteo dizendo que ele era um bom discípulo, pois seu viver refletia os ensinos de Paulo, seu estilo de vida, sua orientação, sua fé, sua constância, seu amor, sua paciência e como enfrentava os problemas e sofrimentos refletia tudo o que Paulo havia ensinado.
Paulo pede a Timóteo que não se intimide por homens inescrupulosos que exploram a fé, mas que são tão enganados quanto às pessoas que eles enganam. Timóteo deveria perseverar no que ouviu e aprendeu de Paulo. Ele deveria meditar nas Escrituras Sagradas, pois ela mostra o caminho para salvação por meio da fé em Cristo. Escritura que inspirada por Deus e útil para mostrar a verdade, denunciar a rebelião do ser humano, corrigir seus erros, ensinar como viver o caminho de Deus, pois por meio da Palavra somos unidos e moldados para as tarefas que Deus deseja nos incumbir.
Meus irmãos, Deus está em nossa retaguarda. O próprio Cristo é o Juiz, com a palavra final sobre todos, vivos e mortos. Ele está para se manifestar com o Reino. Portanto, intensifiquem o trabalho de divulgação da Mensagem e sejam vigilantes. Desafie, advirta e insista com seus ouvintes. Não desista! Use uma linguagem compreensível.
Poucos serão os que terão estômago para o ensino sólido. As pessoas irão se encher de alimento espiritual estragado. Mensagens cativantes que combinam com suas fantasias. É chegado um tempo em que as pessoas virarão as costas para a verdade, pois irá trocá-la por ilusão. Mas nós devemos estar atentos ao que fazemos. Encare os tempos difíceis se juntando a gente séria. Mantenham a mensagem viva. Faça tudo com excelência para o Senhor.
Oferte sua vida no altar de Deus! Conserve a fé por todo o caminho. Submetam-se ao Senhor, pois Ele é um juiz honesto. Ele vai fazer o que é certo não apenas para você, mas para todos os que estão perseverando na fé.
Muitos dos que caminham com você hoje estarão muito em breve correndo atrás de novidades, mas você permaneça! “Agasalhem” a outros que perseveram. Abençoe-os com boas literaturas, escrevam mensagens de encorajamento. Cuidem bem uns dos outros. Cuidado com o orgulho, pois este sentimento de aparente prazer e satisfação ao entrar no coração faz com que este deixe a simplicidade passando a confiar em suas próprias convicções. O orgulho corrompe a sabedoria e enche o coração de maldade e a queda se torna inevitável. Evitem a religião de aparências e a confusão praticada pelos que se denominam sábios, pois quando somos enredados em muita conversa podemos perder a essência da fé.
Que a graça transbordante guarde vocês!
Regina Lopes

0 comentários:

Postar um comentário

 
 
 

Mães de joelhos, filhos de pé

Já orou por uma criança hoje?

Pais de joelhos, filhos de pé