Coerência

sexta-feira, 22 de fevereiro de 2013

Coerência

Tiago nos convida a nos submetermos ao script de Deus, pois é ele quem dirige o cenário da vida e o faz com a sua Palavra. Exorta dizendo que deve haver coerência em nosso viver.
Augustus Nicodemos em um de seus sermões ao falar da incoerência dos cristãos dos nossos dias diz: Infelizmente muitos lugares batizam sem discipular. Não há tempo para saber se houve mudança de direção. Então estes são batizados, mas continuam em suas práticas. O resultado são igrejas cheias de cristãos ateus – crendo em Deus, mas vivendo como se ele não existisse (O Cristão Ateu – Craig Groeschel). Afirmam que conhecem a Deus, mas por seus atos o negam; são detestáveis, desobedientes e desqualificados para qualquer boa obra (Tito 1.16). E seguem migrando de uma igreja para outra.
Tiago afirma que o cristão coerente aprende a ouvir primeiro e falar depois, e não deixa que ira tome o controle. Pois o que se deixa dominar pela ira não faz a vontade de Deus.
Ele exorta o cristão a se livrar de todo comportamento que promova escândalo e todo tipo de maldade (Tg 1.19-21), a não inventarmos nada, sermos humildes, ou seja, devemos estar atentos aos ruídos internos, conhecendo nossas próprias limitações e vivendo em absoluta sujeição a Deus.
Tiago chama a atenção dizendo que há um grupo que se reúne toda semana, frequentam as classes de EBD, ouvem os sermões, dão risadas de tudo o que é falado, aplaudem o pregador, mas estão apenas fingindo receber o que está sendo dito. A Palavra entra por um ouvido e sai pelo outro. Tiago chama a estes de incoerentes, pois quem apenas ouve e nada faz é como quem olha no espelho, e, no minuto seguinte, já nem se lembra da própria aparência. A religião é mera conversa fiada.
Tiago também traça o perfil daquele que dá a devida atenção à mensagem de Deus e a coloca em prática. Este vive a verdadeira liberdade, firma-se na Palavra e é praticante do que ouve. Este procura agradar a Deus, cuida dos necessitados e desamparados que sofrem e não entram em esquemas de corrupção do mundo sem Deus. Tiago diz que a marca destes é o crescimento, pois Deus abençoa tudo o que esta pessoa faz.
Meus irmãos leiam a carta de Tiago em oração e que as ricas bênçãos do nosso Senhor sejam com vocês.
Senhor investiga nossas vidas; faça um apanhado de todos os fatos. Queremos ser um livro aberto para ti, pois o Senhor conhece nossos pensamentos. Nunca estamos fora da tua vista.
O Senhor sabe antecipadamente o que vamos dizer antes mesmo que iniciemos uma frase. Tua presença é constante, embora não consigamos compreender totalmente.
Investiga nossas vidas, Deus, descubra tudo a nosso respeito. Interroga-nos, testa-nos. Vê por ti mesmo se fizemos alguma coisa contrária a tua Palavra e, então, guia-nos na estrada que conduz à vida eterna em o nome de Jesus Cristo.
A graça seja com vocês!
Regina Lopes

0 comentários:

Postar um comentário

 
 
 

Mães de joelhos, filhos de pé

Já orou por uma criança hoje?

Pais de joelhos, filhos de pé