Lutas e Aflições

sexta-feira, 22 de fevereiro de 2013

Lutas e Aflições



Em nossos dias os que não creem em Deus observam a Igreja e concluem que não há nada de especial na religião, a não ser talvez um negócio – e um negócio desonesto. Os cristãos também veem a mesma situação de modo diferente.

Tiago em sua carta nos revela a execução habilidosa de confrontar, diagnosticar e lidar com crenças e comportamentos incorretos surgidos nas congregações confiadas a pastores. A carta nos revela uma sabedoria profunda e viva, além de rara e essencial. Sabedoria que nos dá habilidade para viver. Pois que vantagem há na verdade, se não sabemos como vivê-la? O que adianta ter boas intenções, se não conseguimos sustentá-las?

Tiago começa sua carta se apresentando como aquele que vive em absoluta sujeição a Deus e ao Senhor Jesus Cristo: “Eu, Tiago, escravo de Deus e do Senhor Jesus, escrevo às doze tribos espalhadas que aguardam a vinda do Reino: Saudações!” (Tg 1.1).

Tiago se identifica simplesmente como alguém que vive dependente de Deus. Ele começa sua carta falando de lutas e aflições, pois havia alcançado a compreensão de que quando lutas e aflições nos atingem em cheio elas colaboram para o fortalecimento da fé e então temos forças para prosseguir.

O cristão não desiste facilmente diante dos embates da vida. Quanto mais perseveramos, mais amadurecemos e desenvolvemos plenamente nosso caráter.

Quando estamos diante de lutas e aflições e não sabemos o que fazer por falta de sabedoria, devemos orar ao Senhor. Ele nos ajudará sempre. O cristão não precisa se desesperar. O cristão não precisa e não deve barganhar com Deus. Devemos e podemos ser objetivos. Podemos pedir ao Senhor que nos conceda sabedoria para viver os avessos que compõem a nossa história (nomeie os avessos).

Tiago aconselha a orar quando diante de lutas e aflições não soubermos o que fazer. Se pedirmos ao Senhor sabedoria ele nos dará, se buscarmos sabedoria em Deus, nós encontraremos. Se batermos na porta da Sabedoria ela será aberta para nós, pois todo aquele que pede ajuda ao Senhor, recebe; e, o que busca, encontra; e, ao que bate, a porta é sempre aberta (Mt 7.7-8).

Meus irmãos nem sempre teremos um ombro para chorar, nem sempre teremos pessoas dispostas a nos ouvir sem julgar, sem espalhar o que foi dito. Nem sempre as pessoas estarão disponíveis. Mas as Escrituras Sagradas afirmam que podemos pedir com coragem e acreditar, sem pensar duas vezes que o Senhor agirá em nosso favor. Tiago orienta a não depositar nossa confiança em bens materiais, pois tudo é passageiro. Num piscar de olhos já se foram.

Você está enfrentando lutas e aflições? Peça sabedoria ao Senhor! Está diante de um desafio? Peça sabedoria ao Senhor! Precisa tomar uma decisão? Peça sabedoria ao Senhor! Em qualquer situação, peça sabedoria ao Senhor. Encare as lutas e as aflições com sabedoria do alto, você irá superá-las! Peça ajuda ao Senhor, pois tudo o que recebemos do Pai das Luzes é bom e perfeito. Nele existe firmeza e estabilidade. Foi Ele que nos trouxe a existência, pela Palavra da verdade! Nós somos a sua maior alegria! Nós somos a coroa de sua admirável criação!


Oremos!

Nós te amamos Senhor! Tu nos fortaleces. O Senhor é uma rocha debaixo de nossos pés, a fortaleza em que habitamos o cavaleiro que nos resgata.

Nosso Deus, tu és alto rochedo para onde corremos a fim de salvar nossas vidas! Em ti nos escondemos, pois tu és esconderijo seguro.

Louvamos o teu nome, pois em Deus estamos salvos e seguros. Louvamos o teu nome, pois tu és Aquele que ao ouvir o nosso clamor, nos socorre. A nossa voz chega a tua presença. O Senhor nos recebe em audiência particular. Louvamos o teu nome, pois tu nos sustentas com teu braço forte lá do céu, nos alcança e nos livra do caos.

Louvamos o teu nome, pois o Senhor refaz a nossa vida quando depositamos diante de ti as lutas e as aflições.

Senhor que estejamos atentos aos teus caminhos. Queremos examinar teu modo de agir e aprender o máximo que possamos. Não permita que venhamos descuidar de nossos passos. Em nome de Jesus Cristo, nosso Senhor e Salvador pedimos que nos proteja com a armadura da salvação. Tua mão firme nos sustente. Afaga-nos com ternura. Aplaina o chão em que pisamos assim nossos passos serão sempre firmes.

Amém!

Regina Lopes

0 comentários:

Postar um comentário

 
 
 

Mães de joelhos, filhos de pé

Já orou por uma criança hoje?

Pais de joelhos, filhos de pé