A Mística da Páscoa

domingo, 21 de março de 2010

 

Deus, com efeito, amou tanto o mundo que deu Seu Filho,
para que todo aquele que n´Ele crer não pereça, mas tenha a vida eterna.”.
( Evangelho do Apostolo João, 3.16 – TEB)

           
             Vivemos um tempo tido por muitos como místico.   Está na moda ser místico, usar roupas místicas, escutar músicas místicas. Isto posto, aproveitando que a mística está em moda, a Páscoa está chegando, e sobretudo, antes que coelhos e ovos de chocolates nos dominem, nada mais oportuno do que falar sobre aquilo que verdadeiramente é *Místico – a exposição única do acontecimento salvífico – o sacrifício de D´us na cruz, na pessoa de Jesus Cristo!
               Então, a salvação é mística, por quê? Pela sua verdadeira sobrenaturalidade, porque, por amor, nasceu no coração de D- us. Foi Ele, que no tempo adequado enviou à Terra Seu Filho, Este um ser igualmente divino e preexistente, para sofrer como um Mártir ao ponto de morrer na cruz para propiciar a expiação da condenação de alguns humanos (pois todos nascemos condenados). Assim, a salvação é mística, e como tal, inacessível ao entendimento humano sem o auxílio a Fé (sobrenatural), que é dada a muitos pelo Seu Mentor, o D´us homem, Jesus Cristo.
              E a ressurreição? Consideramos a ressurreição, não menos mística, uma catástrofe cósmica através da qual a morte trazida por Adão e Eva (pelos seus erros), foi aniquilada quanto aos seus efeitos sobre a humanidade. Por fim, ressurreto por D-us, o Salvador foi levado ao Céu, de onde aguarda o momento oportuno, como Senhor e Rei, para retornar sobre as nuvens do céu, a fim de coroar Sua obra de amor e salvação; então ocorrerá a ressurreição dos mortos e o juízo; então terão sido aniquilados, a morte e todo o sofrimento.
             Os   seguidores do Cristo aqueles que o são de fato, já possuem o “penhor”, a saber, o Espírito Santo, que age neles e testifica sua salvação e filiação divinas, além de garantir que nada poderá afastá-los daqu´Ele que os amou, com efeito...
              Vivamos o verdadeiro espírito pascal!

 Reverendo Ricardo César Vasconcelos
Igreja Presbiteriana Unida da Penha - IPU


0 comentários:

Postar um comentário

 
 
 

Mães de joelhos, filhos de pé

Já orou por uma criança hoje?

Pais de joelhos, filhos de pé